sexta-feira, 16 de maio de 2008

O que são Recursos Naturais?

Se são recursos, é porque podem ter utilidade na satisfação das necessidades humanas, e no desenvolvimento da actividade económica. Se são naturais, é porque não foram feitos pela actividade humana. É difícil defini-los. Por isso há muitas tentativas de descrevê-los.

“As principais classes de recursos naturais são as terras agrícolas e florestais e os seus múltiplos produtos e serviços, as zonas naturais preservadas com um fim estético, científico ou de lazer, as pescas em água doce ou salgada, os recursos naturais energéticos e não energéticos, as fontes de energia solar, eólica e geotérmica, os recursos de água e a capacidade de assimilação de desperdícios pelo conjunto das partes do meio ambiente.”
(Howe C. W. (1979) Natural Resource Economic; Issues, Analysis and Policy, John Wiley and Sons, New York)

Os recursos naturais são muito numerosos e muito variados, e existem muitos modos diferentes de os agrupar, conforme o critério de classificação usado:
• As suas características físicas e biológicas;
• O seu modo de produção e reprodução;
• O seu tempo de reconstituição;
• Etc…

Para um economista eles são, na melhor das hipóteses, factores de produção que, combinados com o trabalho, o capital e as matérias-primas, produzem bens e serviços.


O tempo é um componente crucial na análise económica dos recursos naturais, pois permite distinguir diferentes tipos de recursos:
􀂾 um recurso renovável – é um recurso natural que pode fornecer indefinidamente inputs a um sistema económico.
􀂾 um recurso não renovável – é um recurso natural esgotável, com um stock finito ou uma oferta finita.
Num sentido, todos os recursos são renováveis, somente o seu tempo de reconstituição é que varia. A maioria dos recursos naturais pode ser esgotada, desde que seja utilizado um ritmo de utilização que provoque uma diminuição das suas disponibilidades até as anular.

Nenhum comentário: