quinta-feira, 15 de maio de 2008

O Principio da Racionalidade Economica

Dispondo de bens e escassos e a susceptíveis de diversas utilizações alternativas, as pessoas vão aplica-los na satisfação das suas múltiplas necessidades de modo a conseguírem a máxima satisfação – nisto consiste o principio da racionalidade económica.

A racionalidade económica traduz-se, por um lado, na máxima realização e, por outro, na economia de meios.

Exemplifiquemos:

- o consumidor individual – procurando obter a máxima satisfação das suas múltiplas necessidades com um rendimento limitado, vai, por um lado, satisfazer primeiro as necessidades mais prementes ( máxima realização) e, por outro, adquirir os bens ao menos preço possível( economia de meios)

- a empresa - procurando obter os maiores lucros possíveis, vai, por um lado, reduzir os custos de produção economia de meios) e, por outro, vender os bens ao preço mais elevado possível ( máxima realização).

- o estado – vai afectar os recursos escassos de que dispõe para a satisfação das necessidades colectivas, procurando proporcionar o máximo bem-estar aos cidadãos (máxima realização) ou produzir bens e serviços com o mínimo de recursos (economia de meios).

Vemos, assim, como é importante que as escolhas sejam racionais, que as opções na satisfação das necessidades, quer individuais quer colectivas, sejam feitas no sentido de maximizar a sua satisfação. Isto tendo sempre em consideração que há que preservar os recursos no sentido de permitir que as futuras gerações possam também garantir a satisfação das suas necessidades.

3 comentários:

Filipa disse...

Muito Bom

Anônimo disse...

Muito bom mesmo. Me ajudou bastante. Obrigada

Anônimo disse...

obrigada, também me foi muito útil este post